quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lavadoras Brastemp: Plenomática e Filtromática

   Alguns eletrodomésticos que atualmente são indispensáveis já foram muito inacessiveis nas residências brasileiras, é o caso das maquinas de lavar roupas que surgiram no Brasil como importadas e caras, mas que com o tempo passaram a ser populares.
   Uma marca que se destaca até os dias atuais é a Brastemp que iniciou suas atividades na decada de 1.950, incentivada pelo chamado milagre brasileiro (1.968-1.973), a Brastemp e outras empresas, começam a fazer produtos destinados a nova classe média que passa a ter maior poder de compra.
   Em 1.971 a Brastemp é a primeira a lançar dois modelos de máquinas de lavar roupas ao mesmo tempo, as duas tinham as mesmas dimensões 60 cm de largura e 60 cm de profundidade, lavavam a mesma quantidade de roupa que era de 4 KG, alem de ambas possuirem apenas um programa de lavagem de 14 minutos e centrifugação com sete jatos de água, somente havendo diferenças em suas funções e nomes.
   A Brastemp Plenomática era o modelo mais barato, mas que apenas fazia uma lavagem simples, já a Brastemp Filtromática possuia mais dois botões pequenos com funções distintas, o botão do meio regulava o tanto de água que seria utilizado na lavagem e o da direita era o botão de temperatura da água, sendo os dois com três tipos de regulagem.
(As fotos foram retiradas do site mercado livre.com)

- Lavadora Brastemp Plenomática:

(Sem botões de nivel de água e temperatura sendo em seu lugar a inscrição Plenomática)

- Lavadora Brastemp Filtromática:


(Com os três botões e a inscrição Filtromática no gabinete)

13 comentários:

  1. a minha e uma brastenpluxo ano 1987

    ResponderExcluir
  2. Porque um ser desta estirpe sai não sei de onde pra vir fazer esse tipo de comentário aqui,ser desprezível, só pode sofrer de algum distúrbio.

    ResponderExcluir
  3. Minha vó tem a filtromática 1973. Aguentou os filhos, os netos e, agora, os bisnetos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma.... Toda original queria saber mais ao respeito dela .

    ResponderExcluir
  5. Estou usando minha plenomatica que era da minha vó, uma excelente máquina, mas eu tenho medo de transbordar a água e sempre giro o botão antes hahahahaa

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma plenomática que foi da minha mãe. Ultimamente parou de girar na centrifugação. Faz só barulho, porém o restante (encher, lavar, enxaguar e esvaziar) funciona normal. Alguém sabe onde tá o defeito e o que fazer?

    ResponderExcluir